sexta-feira, 13 de junho de 2008

Inês Bernardo


Nasceu no Porto no ano de 1969 e iniciou os seus estudos de Ballet Clássico aos 6 anos com a professora Fátima Valle da Veiga, tendo obtido óptimas classificações em todos os exames que efectuou da Royal Academy of Dancing de Londres.
Estagiou na Companhia Nacional de Bailado tendo, posteriormente, feito outros estágios de Ballet Clássico, Dança Jazz, Sapateado, Soul Jazz, Barra no Solo e Ballet Moderno com professores como Denise Winwill, Patricia Moore, Elisabeth Austin, Patricia MacDonald, Elaine Howell, Pauline King, Vida Ashby, Manuel Passos, Evrol Puchrin, Ruben Marks, Michel de Roubaix, Monica Saez, Rosane Amorim, Sheilah O’Reilly, David Huntley, Paulo Ribeiro, Rui Horta e Colin Sinclair.
É membro da Royal Academy of Dancing, desde 1989.
Como bailarina profissional trabalhou no ano de 1989 com o coreógrafo Rui Horta, coreógrafo galardoado em Lisboa, fazendo parte da companhia “Rui Horta e Amigos” ao lado de nomes como Paulo Ribeiro (ex-director artístico do Ballet Gulbenkian), Clara Andermatt, Francisco Camacho e Calota Lagido.
Fundou em 1992, o grupo de dança “Alternativa” o qual dirigiu artísticamente e que se estreou em Março de 1993 com os bailados “Cruzamentos”, da sua autoria, e “Jazz Symphony”, de Colin Sinclair (professor convidado do Estágio de Dança de Lisboa).
Foi para Londres em 1993 onde trabalhou com Okey-Wambu e Paul Henry.
Fez parte do grupo de coreógrafos participantes da 1ª Mostra de Dança Independente, apresentada no Coliseu do porto.
Ao lado do seu colega e amigo Pedro Lino, coreografou para a televisão os programas “Portugal ao Desafio” e “Avós e Netos”.
Em 2004 frequentou o Curso Livre de Teatro e Expressão Dramática do ISMAE.
Em Abril de 2004 e em Abril de 2007, fez parte do júri internacional no Concurso Internacional de Jovens Coreógrafos.